Assembleia Geral dos Governadores reelege Ibaneis Rocha como presidente do BrC

O Consórcio Brasil Central (BrC) sediou, nesta quinta-feira (27), a Assembleia Geral dos Governadores para eleição do presidente da autarquia. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que assumiu a presidência em março de 2021, foi reeleito e cumprirá mais um ano de mandato.

yeni haber

“Nosso objetivo é unificar compras para reduzir preços e trabalhar pautas do centro-oeste. Hoje fizemos uma prestação de contas do primeiro período em que estive como presidente e fomos reconduzidos à presidência”, disse Ibaneis.

A reunião que foi conduzida pelo secretário executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho, contou com a participação dos sete estados que integram o Consórcio. Estavam presentes o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, e o secretário de governo e conselheiro do BrC, José Humberto Pires. Além deles, marcaram presença o secretário de Estado da Administração de Goiás, Bruno D’Abadia, representando o governador de goiás Ronaldo Caiado, a secretaria de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas, Meire Lúcia Mota, o conselheiro José Simplício Araújo, representando o governador do Maranhão Flávio Dino, e o secretário da Casa Civil do Tocantins, Deocleciano Gomes Filho.  

José Eduardo também apresentou os projetos que estão em andamento pelo BrC, como a parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA que tem como objetivo planejar o combate a incêndios, estruturar brigadas de incêndio, entre outras ações.

“Temas da maior importância foram discutidos e mais uma vez se afirmou e reafirmou a coesão deste bloco que compõe o Consórcio Brasil Central dos seis estados e o Distrito Federal na busca de atingirmos objetivos comuns que é nosso grande propósito”, disse José Eduardo.

Sustentabilidade

Com as metas estabelecidas para o Brasil na COP 26, o BRB em parceria com o BrC criaram projeto para disponibilizar linhas de crédito aos entes consorciados destinadas ao incentivo da produção com baixa emissão de gases associados ao efeito estufa.

“A região Brasil Central do Brasil está diretamente ligado a nossa vocação de banco regional”, garantiu o presidente do banco Paulo Henrique.

“A partir daqui vamos trabalhar muito mais para que os propósitos, desafios e estratégias do Consórcio sejam alcançadas da melhor forma possível”, finalizou o secretário executivo, José Eduardo.