Assembleia: Governadores do Consórcio Brasil Central elegem novo presidente

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, foi eleito novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) nesta segunda-feira, 23 de janeiro, em assembleia com os governadores dos sete estados consorciados. A reunião, que aconteceu no Palácio do Buriti, foi liderada pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, que estava no momento como presidente da autarquia, e pelo secretário executivo do BrC, José Eduardo Pereira.

“Desejo construir um modelo de atuação ainda mais proativo. A experiência que carrego, vindo já de um mandato de quatro anos, junto com tantos governadores experientes nos permitirá fazer um excelente trabalho à frente do Consórcio Brasil Central”, declarou o governador do Mato Grosso.

O mandato de Mauro Mendes no BrC para o ano de 2023 foi antecipado para a data da eleição para que ele já leve ao Fórum dos Governadores, que acontece ainda esta semana com a presença de ministros e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os projetos da região Brasil Central.

“Nossa Assembleia aconteceu junto com a reunião preparatória para o Fórum. Estamos construindo um novo momento e temos pela frente, com nosso presidente Mauro Mendes, novos desafios federativos”, falou José Eduardo.

O secretário nacional de assuntos federativos, André Ceciliano, presente na reunião, falou em nome do ministro Alexandre Padilha e do presidente Lula sobre os planos de parcerias com os governadores para que o Pacto Federativo possa ser retomado. “Nessa reunião de hoje expliquei que serão três demandas por unidade da federação e uma regional de cada consórcio”, disse.

O presidente Mauro Mendes reunirá até esta quarta-feira (25) as demandas dos estados que integram o Consórcio para apresentar no Fórum.

Ainda estiveram presentes o secretário de Industria e Comércio do Maranhão e conselheiro do BrC, Cassiano Pereira, o secretário de governo do Distrito Federal e conselheiro do BrC, José Humberto Pires, e o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.