Objetivo Estratégico

Realizar acordos internacionais e promoção comercial dos entes consorciados.

Prazo

Junho de 2021

Justificativa

O Brasil Central é responsável por 16% das exportações do Brasil, com destaque para os produtos agrícolas, uma condição que coloca a região de forma estratégica nos mercados internacionais. A contribuição dos entes federados para geração de superávits na balança comercial brasileira tem sido expressiva, com 43% na média do biênio 2018/2019, conforme dados do Ministério Economia.

Entretanto, em 2019, dos entes consorciados, apenas o Mato Grosso esteve entre os dez maiores exportadores do Brasil. O dado reflete as dificuldades e os desafios do BrC no posicionamento como bloco econômico no exterior e a influência política e econômica da região Sudeste, puxada pela indústria, que representa mais da metade do PIB brasileiro.

Em relação aos investimentos no Brasil, o indicador Investimento Estrangeiro Direto (IED) apontou, depois de uma queda de 12% em 2018, a recuperação de 26% em 2019. Puxado pelas privatizações de estatais, o Brasil saiu da 9ª, voltando para a 4ª colocação entre os principais destinos de investimento no mundo – atrás apenas de Estados Unidos, China e Cingapura, segundo o ranking do Monitor de Tendências de Investimentos Globais, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). O relatório da Unctad também aponta que os projetos relacionados ao meio ambiente e economia verde ajudarão a elevar os investimentos no País para os próximos anos.

Apesar do cenário otimista no campo econômico, a imagem do Brasil no exterior ainda requer atenção. Um dos objetivos do BrC Global é a desassociação das concepções negativas que estampam os jornais e são agravadas por políticas que geram controvérsias.

A partir disso, o principal desafio encontrado pelo programa é o posicionamento internacional do Brasil Central como um bloco comercial atrativo para investimentos estrangeiros. Assim, o BrC Global é uma oportunidade para o desenvolvimento regional com a geração de emprego e renda, e melhoria do posicionamento no ranking de exportações.

Objetivos do Programa

OBJETIVO GERAL

  • Posicionar o Bloco no mercado internacional, aproveitando o volume de negócios e suas potencialidades, orientando para a melhoria da competitividade dos entes membros do Consórcio, com a formação de uma agenda internacional, com o estímulo à ampliação e agregação de valor à pauta exportadora, com a promoção da atração de investimentos externos diretos e com a articulação internacional do BrC.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fortalecer a imagem do Brasil Central como bloco econômico nos mercados interno e externo com a formação de agenda internacional;
  • Melhorar condições de acesso ao mercado externo para atração de investidores internacionais nos principais setores produtivos do BrC;

Benefício

  • Atração de investimentos estrangeiros para o desenvolvimento regional;
  • Melhoria das relações entre os empresários e investidores;
  • Aumento da competitividade dos entes consorciados nos países de atuação do programa.
  • Posicionamento do Brasil Central como bloco econômico e comercial no mercado internacional.

Principais Produtos

  • Mapeamento dos principais setores produtivos do Brasil Central.
  • Mapeamento dos mercados prioritários
  • Mapeamento da imagem atual do Brasil no exterior.
  • Plano de ação para agenda internacional dos projetos
  • Projetos de fomento entre BrC e mercados estratégicos.
  • Estudo de viabilidade para expansão das iniciativas.

Stakeholders e Parceiros

Ente ou Instituição Relação
UFs Apoio nas etapas dos projetos.
Empresários nacionais Principais stakeholders. Participação ativa nos eventos de fomento, responsáveis pelo conteúdo, disposição e envolvimento.
Empresas estrangeiras Principais stakeholders. Participação ativa nos eventos de fomento, responsáveis pelo conteúdo, disposição e envolvimento.
Confederações Principais stakeholders. Participação ativa nos eventos de fomento, responsáveis pelo conteúdo, disposição e envolvimento.
Entidades de Classes Participação dos eventos de fomento.
Entidades Paraestatais Participação dos eventos de fomento.
APEX Participação dos eventos de fomento.
Equipe BrC Estruturação e gestão dos projetos.

Portugal

Dentro das diretrizes do Programa BrC Global, o projeto voltado para o mercado português visa a implantação de uma agenda com o intuito de promover atração de investimentos lusitanos diretos para a região do Brasil Central. Por meio de uma parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), o BrC Global – Portugal prevê a realização de seminários, encontros e rodadas de negócios em Portugal e no Brasil, fortalecendo a imagem das unidades da Federação do Brasil Central no exterior.

Espanha

O projeto integra o Programa BrC Global, o seu objetivo é realizar encontros de negócios entre empresários brasileiros e espanhóis, de setores produtivos comuns. Para isto, o Consórcio trabalha em conjunto com a Embaixada da Espanha no Brasil. 

Seminário Brasil-China

O projeto BrC Global – China visa a articulação para a integração entre investidores chineses e as UFs do BrC. O objetivo é reunir empresários chineses de diversos setores da economia com os governadores, secretários de Estado, presidentes das Federações de Indústria, de Comércio e de Agricultura, além de representantes do Governo Federal e outros entes envolvidos.