Estados constroem agenda que visa aumentar as exportações da região central do país

Consórcio Brasil Central promove seminário para finalizar etapa de projeto que pretende ampliar a projeção do bloco no mercado global

Na próxima sexta-feira, dia 2 de março, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) reunirá representantes de entidades ligadas à indústria, comércio, agronegócio e equipe técnica para discutir as melhores formas de fortalecer as relações de exportações da região.  O Seminário Regional de Discussão da Agenda Internacional do BrC ocorrerá no auditório da sede da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex) em Brasília, das 9h às 16h.

O seminário faz parte das atividades do projeto Estratégia Unificada de Exportações e tem por objetivo promover debates que gerem informações para a elaboração da Agenda Internacional e montagem de estratégia de monitoramento das ações que serão desenvolvidas a partir dela.

Criada para ser um guia de negociações para os entes que compõe o consórcio, a agenda reúne parâmetros como os melhores produtos para serem trabalhados e os países que oferecem mais vantagens econômicas em relação às exportações.

Os trabalhos para construção da Agenda iniciaram em novembro de 2017 e depois de finalizada a agenda será encaminhada pelos governadores ao Ministério das Relações Exteriores e outras áreas do governo federal.

A programação do seminário é composta por uma palestra explicativa e debates para consolidar e adicionar informações a versão final da agenda. A entrega aos governadores e lançamento da Agenda Internacional está prevista para ocorrer durante outro seminário que terá como tema a Articulação Internacional. O evento será em em Brasília nos dias 22 e 23 de março.

Estratégia Unificada de Exportações

Criado em 2015,  o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central nasceu da vontade de fortalecer a autonomia dos estados e do Distrito Federal (DF). A meta do grupo formado por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, Tocantins, Maranhão e o DF é transformar o bloco econômico na segunda maior região exportadora do país.

Para alcançar essa meta foi criado o projeto Estratégia Unificada de Exportações que tem por objetivo principal ampliar a projeção do bloco no mercado global. O projeto é apoiado em dois eixos principais que são a identificação dos principais produtos com potencial de exportação e a construção de uma agenda internacional que represente os interesses da região.

Com a criação da agenda, o Consórcio pretende maximizar oportunidades, apoiar iniciativas em áreas temáticas de negociação, como o comércio de serviços e investimentos, apropriar-se de uma agenda regional de interesses na área de negociações comerciais internacionais e aumentar a influência dos interesses exportadores nas posições negociadoras brasileiras.

Informações sobre o evento:
Seminário Regional de Discussão da Agenda Internacional do BrC
Dia 2 de março, das 9h às 16h, no auditório da Apex
Endereço: St. Bancário Norte 02 11 Edifício Apex-Brasil – Brasília

Assessoria de comunicação
(61) 3362-4709