Governador Reinaldo Azambuja é eleito o novo presidente do Consórcio Brasil Central

Chefes de estado prometem dar continuidade às ações do Consórcio para trazer benefícios à sociedade

Na manhã desta quinta-feira (24), os representantes das unidades federativas que compõem o Consórcio Brasil Central (BrC) elegeram o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, como novo presidente da instituição. A decisão ocorreu durante a reunião da Assembleia Geral realizada em Brasília, na sede do BrC. Além do novo presidente, compareceram os governadores do Maranhão, Flávio Dino, de Goiás, Ronaldo Caiado e de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. Os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, de Tocantins, Mauro Carlesse, e Mato Grosso, Mauro Mendes tiveram imprevistos que impossibilitaram a participação na reunião.

Presente desde a criação do bloco, governador Azambuja presidirá o Consórcio durante todo o ano de 2019. Foto: Alex Wendel -Secom RO

Diante de um cenário em que 4 novos governadores, eleitos na última eleição, passam a integrar a Assembleia dos Governadores – órgão máximo dentro da estrutura do Consórcio – os dirigentes julgaram que o Azambuja seria o mais indicado para conduzir esse momento de reorganização. Foi o que afirmou o Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, durante o anúncio do resultado da eleição. “Nós acreditamos que a presidência de sua Excelência será muito importante para que possamos dar seguimento aos trabalhos do Consórcio e claro, fazer os redimensionamentos e redesenhos sempre necessários”, afirmou.

Logo após agradecer a confiança depositada nele e afirmar que será dada continuidade aos projetos já estruturados, Azambuja destacou que os governadores decidiram que o mandato será de apenas um ano pois, apesar das decisões tomadas pelo Consórcio serem colegiadas, é importante haver uma alternância na condução da presidência da instituição. Segundo o estatuto do Consórcio, a presidência tem mandato de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez por mais um ano.

Governador Azambuja agradeceu a confiança depositada nele para presidir o Consórcio. Foto: Alex Wendel -Secom RO

O presidente do Consórcio tem como função representar e zelar pelos interesses do Consórcio, além de convocar e presidir as reuniões da Assembleia Geral e providenciar o cumprimento das deliberações realizadas durante os encontros da mesma.

O novo presidente atua desde o início da criação do bloco, em 3 de julho de 2015, quando participou do primeiro Fórum de Governadores do Brasil Central. Em entrevista à imprensa, ele afirmou que, após passar da etapa de estruturação, o Consórcio está na fase de execução de projetos e de intensificação de resultados. “ Ele (BrC) passou pela fase da criação, da organização e agora a efetividade das ações para que a gente possa ter os benefícios de se trabalhar conjuntamente uma política com uma visão Brasil Global”, afirmou.