Na ocasião ficou definido a coordenação do MT no Grupo de Trabalho que discutirá as pautas previstas
Na manhã desta quinta-feira, 19 de outubro, aconteceu a primeira reunião dos secretários de Segurança Pública do Consórcio Brasil Central (BrC). Este encontro marca um importante passo no desenvolvimento de ações colaborativas voltadas para a segurança pública nos estados que compõem o BrC. O evento ocorreu de forma virtual e contou com a presença de destacadas autoridades e representantes dos entes consorciados.
O cenário para essa reunião foi estabelecido no final de setembro, quando os sete governadores dos estados consorciados assinaram um Protocolo de Intenções durante o Fórum de Governadores realizado na pousada do Rio Quente, em Goiás. Esse acordo delineou as bases para a cooperação em questões de segurança pública entre os estados de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
“Trabalhamos para darmos desdobramentos a este conceito fundamental e tão importante de cooperação entre todos, mas principalmente entre nós estados do Brasil Central. Que possamos sair com grandes políticas para melhorar a segurança pública nesta parte tão importante do nosso Brasil”, declarou o presidente do BrC e governador do Mato Grosso, Mauro Mendes.
Na reunião, os entre os principais participantes estavam José Eduardo Pereira, secretário executivo do BrC, Renata Zuquim, diretora de parcerias do BrC, Maria Luiza Fructuoso, coordenadora de projetos do BrC, bem como os secretários de Segurança Pública dos estados membros, como Sandro Avelar, do Distrito Federal, Thiago Frederico de Souza, subsecretário do Sistema de Defesa Civil do DF, Deusny Filho, representante do secretário de Goiás, Wladimir Costa, secretário do Tocantins, e Manoel Almeida, representante do secretário do Maranhão. Além disso, o Cel. César Augusto Roveri, secretário de Segurança Pública do Mato Grosso, e Meire Mota, suplente do DF no Conselho de Administração do BrC.
“É com esse espirito de colaboração e confiança na qualidade das nossas forças de segurança que nós de Goiás somos signatários desse acordo. Sem dúvida é um marco na segurança pública das unidades da Federação que integram o nosso grupo”, disse Ronaldo Caiado, governador de Goiás.
Uma das decisões mais significativas foi a escolha, por unanimidade, do secretário de Segurança do Mato Grosso, Cel. César Augusto Roveri, como coordenador responsável pela coordenação, planejamento e operacionalização das ações a serem estabelecidas. Essa decisão se deve ao fato de que o Mato Grosso é o estado atualmente presidido pelo governador do mesmo estado, tornando-o um escolhido natural para liderar o Grupo de Trabalho do eixo de segurança pública.
A reunião se concentrou na discussão breve de temas cruciais para a efetiva implementação do Protocolo de Intenções. Os tópicos abordados incluíram:
1. Promoção de Ações Integradas na Segurança Pública;
2. Coordenação de Operações Conjuntas e Alinhamento de Órgãos de Inteligência;
3. Elaboração de Termos de Cooperação Técnica ou Convênios;
4. Compartilhamento de Informações, Dados e Inteligência; e
5. Desenvolvimento de Ações Integradas de Segurança.
Com essa primeira reunião, os secretários de Segurança Pública do Consórcio Brasil Central estão preparando o terreno para uma maior colaboração e coordenação entre os estados membros, com o objetivo de aperfeiçoar a segurança pública na região. Ficou previsto o agendamento da próxima reunião para dar continuidade a esses esforços conjuntos que têm o potencial de fazer a diferença na proteção e bem-estar dos cidadãos.
“Temos otimismo em cada vez mais os estados se fazerem presentes dentro dessa cooperação para ajudar a combater o crime organizado e fazer o trabalho de prevenção dentro da integração das forças de segurança pública estaduais”, finalizou o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.