O Concurso de Boas Práticas do Brasil Central tem como objetivo identificar, divulgar e premiar  experiências desenvolvidas no âmbito dos entes consorciados que proporcionem a desburocratização, a melhoria nos serviços públicos, a redução de custos, o uso responsável dos recursos públicos, a valorização e o desenvolvimento de servidores e gerentes, sempre com foco nos resultados. A premiação visa também o intercâmbio de boas práticas nas áreas de maiores impactos nas unidades da federação, como Saúde Pública, Segurança Pública, Educação, Infraestrutura e Logística, Desenvolvimento Econômico e Social, e Gestão Pública e Inovação. A ideia da premiação é incentivar a implantação de iniciativas inovadoras.
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Conceber, consolidar e potencializar o destino turístico Brasil Central como novo atrativo nos mercados nacional e internacional.

Participação do BrC em Feiras de Turismo:

  • 18ª edição da Adventure Sports Fair, de 27 a 29/10/2017, em São Paulo
  • 29ª edição da Festuris – Festival Internacional de Turismo, de 10 a 12/11/2017, em Gramado/RS
  • 40ª edição da World Travel Market – WTM, de 4 a 6/11/2019, em Londres/Inglaterra

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Desenvolver estudos contendo propostas e estratégias para a implantação de um Mercado Comum entre as Unidades Federativas do Consórcio Brasil Central, visando incrementar o comércio de produtos entre os entes consorciados em detrimento de relações comerciais com Estados de fora do Consórcio, incentivando a produção e cadeias comerciais dos Estados, desde que não reflita em perdas de arrecadação e de eficiência das matrizes de produção de cada UF.
Os estudos poderão apontar produtos ou grupos de produtos passíveis de harmonização de alíquotas de ICMS.
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Criar uma rede multi-institucional na região do Brasil Central para estimular um ambiente de transferência de conhecimento, tecnologia, negócios e inovação, otimizando os serviços e atendimentos de assistência online, que promova a participação da iniciativa privada e o empreendedorismo, contribuindo para o aumento da produção e renda, a melhoria da qualidade de vida dos produtores atendidos e o desenvolvimento rural sustentável.
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O Programa Brasil Central Global tem como objetivo posicionar os entes membros do Consórcio no mercado internacional, aproveitando o volume de negócios e suas potencialidades, orientando para a melhoria da competitividade, com a formação de uma agenda internacional, com o estímulo à ampliação e agregação de valor à pauta exportadora, com a promoção da atração de investimentos externos diretos e com a articulação internacional do BrC. O Programa possui três projetos:

Projeto Brasil Central Global – Portugal

Dentro das diretrizes do Programa BrC Global, o projeto voltado para o mercado português visa a implantação de uma agenda com o intuito de promover atração de investimentos lusitanos diretos para a região do Brasil Central. Por meio de uma parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), o BrC Global – Portugal prevê a realização de seminários, encontros e rodadas de negócios em Portugal e no Brasil, fortalecendo a imagem das unidades da Federação do Brasil Central no exterior.

Projeto Brasil Central Global – Espanha

O projeto integra o Programa BrC Global, o seu objetivo é realizar encontros de negócios entre empresários brasileiros e espanhóis, de setores produtivos comuns. Para isto, o Consórcio trabalha em conjunto com a Embaixada da Espanha no Brasil.

Projeto Brasil Central Global – Seminário Brasil-China

O projeto BrC Global – China visa a articulação para a integração entre investidores chineses e as UFs do BrC. O objetivo é reunir empresários chineses de diversos setores da economia com os governadores, secretários de Estado, presidentes das Federações de Indústria, de Comércio e de Agricultura, além de representantes do Governo Federal e outros entes envolvidos.

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[Projeto Finalizado]

O projeto buscou firmar um pacto cooperativo entre estados e municípios focado na melhoria da qualidade dos serviços públicos em áreas prioritárias que demandam maior articulação entre os entes federados em prol da melhoria de indicadores sociais e econômicos que impactam a competitividade e a qualidade de vida dos cidadãos.
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[Projeto Finalizado]

Em função da relevância das exportações para a economia e o desenvolvimento da região, o Consórcio Brasil Central idealizou uma estratégia unificada de exportações envolvendo os sete estados, com o objetivo de fortalecer e ampliar as exportações locais. A estratégia do BrC nesse tema está pautada em dois pilares de atuação:

  1. Agenda internacional do BrC, que apresenta uma pauta da região para os foros de negociação, multilaterais e preferenciais, tendo em vista a melhoria das condições de acesso a mercados externos para os produtos de interesse da região, tradicionais e com potencial de exportação, em especial os de origem agropecuária;
  2. Diversificação da pauta exportadora, com o objetivo de ampliar as exportações de produtos não tradicionais e com potencial de exportação.

Foram desenvolvidos planos de ação para ampliar as exportações de seis grupos de produtos não tradicionais da região: (I) Madeira em estado bruto, serrada ou compensada; (II) Madeira trabalhada e outros móveis; (III) Embutidos de carnes e outras preparações; (IV) Farmacêuticos; (V) Outras obras de couro; (VI) Pescados.

Em março de 2018 o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) promoveu um Seminário sobre as exportações do Brasil Central, o evento aconteceu no auditório do Itamaraty em Brasília-DF e contou com a presença de 6 governadores do bloco e do ministro de Relações exteriores da época. Na ocasião foi entregue ao ministro a Agenda Internacional de Exportações do Brasil Central, documento que contempla os mercados, produtos e barreiras comerciais de interesse dos 7 entes consorciados ao BrC.

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