Brasília, setembro de 2025 – O Consórcio Brasil Central anuncia a realização da COP Cerrados, que acontecerá no dia 9 de outubro, no Auditório do Memorial JK, em Brasília (DF). Este evento representa um marco para o fortalecimento do Cerrado, bioma que abrange mais da metade do território da região Centro-Oeste e se destaca como a savana mais rica em biodiversidade no mundo.
Com cerca de 2 milhões de km², o Cerrado é essencial não apenas para a biodiversidade, mas para garantir o equilíbrio hídrico, alimentar e energético de milhares de brasileiros. É também o berço das nascentes que alimentam três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, reafirmando o protagonismo do bioma não só para o Brasil, mas para o planeta.
A COP Cerrados surge como um movimento importante dentro das articulações internacionais para a COP30, que será realizada em Belém (PA). O evento reforça a necessidade de reconhecimento de um “Brasil além da Amazônia”, valorizando a pluralidade dos Cerrados que pulsa com 25 fitofisionomias (aparência geral e característica de um tipo de vegetação em uma determinada região) diversas, cada uma com sua identidade e importância. A conferência simboliza o compromisso do Consórcio Brasil Central em levar ao debate global as riquezas e desafios desse bioma fundamental.
O governador de Goiás e atual presidente do Consórcio Brasil Central, Ronaldo Caiado, estará presente no evento, debatendo a respeito dos esforços governamentais para a conservação e o desenvolvimento sustentável do Cerrado. Juntam-se a ele a CEO da COP30 Ana Toni, representantes do governo do Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, além de secretários de Estado, embaixadores e técnicos especializados da área ambiental. Durante a conferência, os governadores do Consórcio Brasil Central assinarão a Carta para o Cerrado — um manifesto que visa representar e defender o bioma Cerrado no cenário nacional e internacional e que será oficialmente levado para a COP30 em Belém.
Um dos destaques da programação será a participação da Embrapa Cerrados, que realizará uma palestra magna abordando o tema “O Cerrado como bioma estratégico para o Brasil e o mundo”. A Embrapa também apoia a conferência, que contará com painéis de debate sobre governança, políticas públicas, ciência, inovação e práticas sustentáveis no Cerrado com a presença de universidades, centros de pesquisa e representantes do setor produtivo.
O evento será dividido em duas partes principais: pela manhã, acontecerá a agenda institucional, que inclui a sessão oficial de abertura com a participação dos governadores do Brasil Central, a CEO da COP30, Ana Toni e secretários de meio ambiente, além de apresentações institucionais, como o panorama do Cerrado na região e a palestra magna da Embrapa sobre a importância estratégica do bioma. À tarde, a programação seguirá com dois painéis de debate técnico, reunindo especialistas em governança, políticas públicas, ciência, inovação e práticas sustentáveis, com a participação de universidades, centros de pesquisa e representantes do setor produtivo.
A COP Cerrados reafirma o compromisso do Consórcio Brasil Central em fomentar o diálogo interinstitucional para a construção de soluções que promovam a conservação dos Cerrados e o desenvolvimento regional sustentável, consolidando-se como um movimento de impacto nacional e internacional.
Serviço
Evento: COP Cerrados – Consórcio Brasil Central
Data: 9 de outubro de 2025, 09h
Local: Auditório do Memorial JK, Brasília (DF)
Informações: internacional@brasilcentral.gov.br
Imprensa: comunicacao@brasilcentral.gov.br
Não haverá transmissão ao vivo.