Participação no Conselho da Federação reforça cooperação entre União, estados e municípios para reduzir desigualdades regionais
O Consórcio Brasil Central (BrC) foi convidado a participar da cerimônia de instalação do Conselho da Federação criado por decreto em abril deste ano com o objetivo de incentivar estratégias conjuntas entre União, estados e municípios para implementar ações que incentivem o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.
Representado pelo seu secretário executivo, Jose Eduardo Pereira, e pelo diretor de projetos, Bruno Watanabe, o BrC foi o primeiro consórcio estadual criado no Brasil. A reunião de instalação do conselho e de posse dos integrantes, na manhã desta quarta-feira (25), ocorreu no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva preside o colegiado, que tem um plenário com 18 integrantes, entre eles o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como secretário-geral, e os governadores Ibaneis Rocha (DF) e Mauro Mendes (MT), atual presidente do BrC.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve presente como membro do Consórcio Brasil Central e compartilhou suas perspectivas com os prefeitos presentes já na primeira reunião após a instalação do Conselho.
O Conselho da Federação realizará reuniões semestrais e, se necessário, reuniões extraordinárias. Essas reuniões visam fortalecer a cooperação entre os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), estabelecer agendas prioritárias e definir políticas públicas nacionais que podem ser implementadas de maneira descentralizada. Essa abordagem colaborativa tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento sustentável e a redução das disparidades sociais e regionais em todo o Brasil.