[ENCERRADO]
Objetivos estratégicos
- Incrementar a competitividade internacional dos estados;
- Estimular a diversificação da pauta exportadora;
- Promover missões comerciais internacionais visando a atração de investimentos estrangeiros;
- Formar parcerias, cooperações técnicas e articulação internacional.
Objetivos do Programa
Projeto: Agenda Internacional do BrC
- Implantar a Agenda Internacional de negociações do BrC e o mecanismo de monitoramento das negociações internacionais;
- Melhorar as condições de acesso a mercados externos para os produtos de interesse da região BrC;
- Avaliar a evolução da agenda brasileira de negociações comerciais e sua aderência às propostas do BrC;
- Avaliar as exportações da região, possíveis oportunidades a serem aproveitadas e mudanças estratégicas realizadas.
Projeto: Diversificação da Pauta Exportadora
- Implantar a estratégia de desenvolvimento exportador para os seis produtos não tradicionais da região do BrC contribuindo para diversificação das exportações regionais;
- Ampliar e diversificar a quantidade de empresas exportadoras no Brasil Central;
- Ampliar o valor exportado pela região.
Principais produtos entregues
- Agenda Internacional de Exportações do BrC – Entregue ao Ministério das Relações Exteriores, em março de 2018, com os principais produtos, mercados, barreiras a serem transposta de interesse dos estados do Brasil Central;
- Plano de Ação de para ampliar as exportações de seis grupos de produtos não tradicionais da região:
- (I) Madeira em estado bruto, serrada ou compensada;
- (II) Madeira trabalhada e outros móveis;
- (III) Embutidos de carnes e outras preparações;
- (IV) Farmacêuticos;
- (V) Outras obras de couro;
- (VI) Pescados.