Em levantamento realizado pelo G1, governos do Maranhão e de Goiás são apontados pelos que mais cumpriram promessas de campanha
Governos que fazem parte do Brasil Central se destacam por cumprirem promessas de campanha. O destaque maior vai para os governadores do estado do Maranhão, Flávio Dino, e de Goiás, Marconi Perillo. Segundo levantamento realizado pelo site de notícias G1 e atualizado na última terça-feira (3), os dois cumpriram 59% das promessas realizadas durante o período eleitoral. O governador Pedro Taques, de Mato Grosso, e Confúcio Moura, de Rondônia também se destacaram por cumprirem 43% e 42% das promessas, respectivamente.
Áreas atendidas
Direitos humanos e sociais foram as áreas que mais receberam atenção pelo governo de Goiás. Das 11 promessas feitas, 8 foram realizadas. Dentre elas estão a expansão de programas como o benefício da renda cidadã aos idosos, a bolsa universitária e os subsídios ao transporte coletivo urbano.
Já o governo do Maranhão priorizou a cultura e educação, cumprindo 9 das 12 promessas realizadas. A implementação do Conselho Universitário do Maranhão e de programas como de combate ao analfabetismo, de educação do campo, de formação de doutores e o Inova Maranhão são exemplos de metas alcançadas.
Metas do BrC
Como um instrumento de progresso social e econômico, o Consórcio BrC busca auxiliar os governos que fazem parte do bloco a alcançarem melhores índices de desenvolvimento e também atingir as metas propostas por cada um deles. Com esse objetivo, por meio do consórcio, os estados promovem uma série de projetos que visam o avanço da região em diversas áreas.
Na educação, os estados buscam estratégias conjuntas para que até 2022, 90% dos jovens que integram a região tenham concluído o ensino médio. Na área de turismo e cultura, o consórcio desenvolve o projeto Roteiros Integrados de Turismo do BrC que pretende atrair ainda mais turistas para o Brasil Central. Na área da saúde, um dos grandes projetos é a compra coletiva de medicamentos que vai garantir uma grande economia para todos os estados.
Conheça mais das metas e projetos do consórcio Brasil Central aqui.