Missão a Israel: Comitiva do Consórcio Brasil Central busca soluções inovadoras em setores estratégicos

Brasília – O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) realizou, entre os dias 7 e 14 de junho de 2025, uma missão oficial a Israel com o objetivo de conhecer de perto o ecossistema de inovação do país e identificar soluções tecnológicas aplicáveis aos desafios da região central do Brasil. A iniciativa, coordenada pelo BrC, foi um convite da Embaixada de Israel no Brasil e contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores israelense.

A delegação, que incluiu representantes dos governos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, cumpriu uma intensa agenda de compromissos institucionais e visitas técnicas. O principal objetivo foi promover a troca de experiências em áreas estratégicas como agricultura, saúde, segurança pública e desenvolvimento social, alinhando-se à missão do Consórcio de fomentar o desenvolvimento sustentável e integrado de seus membros.

Presentes na comitiva, os governadores de Rondônia e Tocantins destacaram a relevância da iniciativa para a prospecção de novas parcerias e tecnologias. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o objetivo de levar o desenvolvimento israelense aos estados brasileiros.

"O objetivo é fazer parcerias, conhecer o desenvolvimento aqui de Israel, que é tremendo em tecnologia, e conseguir levar também esse desenvolvimento aos nossos estados. E também, é claro, contribuir com o nosso conhecimento. Muito feliz de estar aqui com outros governadores, também com uma grande comitiva do Consórcio Brasil Central, para poder, então, conhecer novidades e poder levar as novidades aos nossos estados."

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, agradeceu ao Consórcio pela oportunidade de interação e busca por crescimento econômico através da tecnologia.

"Quero agradecer o consórcio Brasil Central por todo esse relacionamento, por nos trazer para conhecer novas tecnologias, novo crescimento econômico através do agronegócio, utilizando pouca água, como foi falado aqui. O Consórcio está levando toda a região central e também o norte do Brasil para a interação, para o crescimento econômico através da tecnologia e também da pesquisa."

A programação oficial teve início em 8 de junho, com a recepção da comitiva pelo Presidente de Israel, Isaac Herzog, e pela Primeira-Dama, Michal Herzog, em sua residência oficial. No mesmo dia, os participantes estiveram no Ministério das Relações Exteriores, onde foram apresentados a análises sobre o cenário geopolítico e as relações diplomáticas bilaterais.

Imersão em Tecnologia e Inovação

Um dos focos da missão foi compreender o modelo que faz de Israel uma referência global em inovação. Para isso, a comitiva visitou:

  • Yissum e Mobileye: Em 8 de junho, a delegação conheceu o trabalho da Yissum, empresa de transferência de tecnologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, que manifestou interesse em parcerias com o Brasil Central, cogitando-se um termo de cooperação técnica. Também visitaram a Mobileye, pioneira em tecnologias para veículos autônomos.
  • Autoridade Nacional de Inovação de Israel: Na manhã de 9 de junho, os participantes conheceram as estratégias do país para o fomento de startups e sua integração com o setor acadêmico e políticas públicas.
  • Centro Peres para a Paz e a Inovação: A visita ao espaço, que celebra o legado do ex-presidente Shimon Peres, ocorreu em 12 de junho e apresentou a trajetória de Israel como uma nação impulsionada pela ciência e pelo empreendedorismo.

Avanços na Agricultura e Gestão Hídrica

No setor agrícola, a delegação buscou conhecer tecnologias de ponta para o aumento da produtividade e o uso consciente dos recursos naturais. Os destaques foram:

  • Kibutz Zikim e Netafim: Em 10 de junho, a comitiva visitou uma das principais fazendas leiteiras do país, no Kibutz Zikim, onde observou o uso de sensores inteligentes para o monitoramento do rebanho. Já em 11 de junho, no Kibutz Magal, a delegação esteve na sede da Netafim, empresa pioneira em irrigação por gotejamento.
  • Painel com Empresas de Agrotecnologia: Em 12 de junho, representantes do BrC participaram de apresentações das empresas Phytech, especializada em irrigação inteligente, e BeeHero, que utiliza inteligência artificial para o monitoramento de colmeias e otimização da polinização.
  • Mekorot: Em 12 de junho, a companhia nacional de água de Israel apresentou seu modelo de gestão, que inclui dessalinização e reúso, e demonstrou interesse em um acordo de cooperação com os estados do Consórcio para capacitação técnica e educação ambiental.

Saúde e Segurança Pública em Foco

As pautas de saúde, desenvolvimento social e segurança também tiveram agendas específicas:

  • Saúde e Inclusão: A delegação conheceu, em 9 de junho, o Instituto Shalva, referência mundial na inclusão de pessoas com deficiência. Em 11 de junho, visitou o Rambam Health Care Campus, que apresentou soluções inovadoras para resposta a emergências, como a conversão de garagens em hospitais de campanha. No dia 12 de junho, no ARC Sheba, um centro de inovação em saúde, foram apresentadas tecnologias como a anamnese de pacientes via inteligência artificial.
  • Cibersegurança e Defesa: Em 10 de junho, um grupo técnico visitou a cidade de Beersheba para conhecer o modelo nacional de cibersegurança, incluindo a estrutura da Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas (CERT). Outra visita estratégica ocorreu em 11 de junho na RAFAEL Advanced Defense Systems, empresa estatal de defesa, onde foram apresentados sistemas como o Iron Dome e o Iron Beam, uma solução a laser para neutralização de drones.
Recepção da comitiva pelo Presidente de Israel, Isaac Herzog, e pela Primeira-Dama, Michal Herzog

Encerramento e Próximos Passos

A programação da missão foi encerrada oficialmente em um encontro na Embaixada do Brasil em Tel Aviv, na noite de 12 de junho, com a presença do corpo diplomático brasileiro, que tomou ciência dos resultados positivos da agenda.

A missão cumpriu seus objetivos de fortalecer a cooperação internacional, identificar tecnologias adaptáveis à realidade dos estados do Brasil Central e posicionar o bloco como um ator comprometido com a inovação. Os aprendizados e as oportunidades prospectadas serão agora trabalhados internamente pelo Consórcio e seus entes, visando a implementação de futuras parcerias e projetos para o desenvolvimento regional.