Reunião do Conselho de Administração do BrC define diretrizes estratégicas para 2025

1ª reunião do Conselho de Administração BrC

O Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central (BrC) reuniu-se nesta terça-feira (18), em Brasília, para discutir pautas estratégicas e definir as primeiras ações do Consórcio para 2025. O encontro, realizado de forma híbrida, contou com a participação de representantes dos estados consorciados – Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal.

Entre os principais temas abordados estiveram a posse do novo Conselho Fiscal, o balanço das iniciativas desenvolvidas em 2024 e as primeiras diretrizes para o ano de 2025, incluindo avanços na compra compartilhada de helicópteros, a missão oficial a Israel e medidas para fortalecer a atuação em segurança pública e combate a desastres naturais.

Balanço de 2024 e diretrizes para 2025

O Consórcio apresentou um resumo das ações realizadas ao longo de 2024, destacando a aquisição compartilhada de medicamentos, que resultou em uma economia efetiva para os estados. “Parabenizo a equipe do Consórcio pelo excelente trabalho na compra compartilhada de medicamentos em 2024, uma iniciativa que gerou economia significativa para os estados consorciados”, destacou o Conselheiro que representa o estado de Goiás, Pedro Henrique Ramos Sales – Secretário de Estado e Infraestrutura do estado de Goiás. Além da primeira edição do projeto “Embaixadores do Brasil Central”, que proporcionou a estudantes da região uma experiência imersiva em diplomacia e inovação. Além disso, foi ressaltado o sucesso do “BrC no Congresso”, serviço que acompanha pautas legislativas de interesse dos entes consorciados.

Para 2025, um dos destaques é o avanço no processo de compra compartilhada de 26 helicópteros para reforçar a segurança pública nos estados do Brasil Central. O projeto, que está na fase de seleção de fornecedores, representa um marco na modernização das frotas aéreas das forças de segurança estaduais. Além disso, foi debatida a missão oficial a Israel, com previsão de ocorrer em maio e propõe ampliar o intercâmbio de boas práticas em áreas como inovação, agricultura e segurança pública.

Outra pauta de destaque foi a deliberação para o início do projeto de medidas de resposta rápida a desastres naturais, com estudos para a contratação de fretamento aéreo sob demanda, ampliando a capacidade de apoio emergencial dos estados.

Assembleia de Governadores de ações futuras

Durante a reunião, também foram alinhados os detalhes da 1ª Assembleia de Governadores de 2025, que acontecerá no dia 27 de fevereiro, em Brasília. O evento terá como pauta central a Segurança Pública e contará com a posse do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para um novo mandato à frente do Consórcio. Além disso, será entregue o Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública e será apresentado o andamento do processo de aquisição dos helicópteros.

A reunião do Conselho de Administração reforça o compromisso do Consórcio Brasil Central com a eficiência na gestão pública e a busca por soluções conjuntas que impactem diretamente o desenvolvimento regional.