“A gestão do governador Ibaneis Rocha na presidência do Consórcio Brasil Central tem produzido um avanço muito importante.” Assim resumiu o secretário de estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, José Simplício Alves de Araújo, a reunião mantida na tarde de hoje (25/10) com o secretário executivo do BrC, José Eduardo Pereira em São Luis, capital daquele estado. José Simplício, que também é conselheiro do Consórcio, destacou a iniciativa de José Eduardo em visitar os conselheiros. Este é o movimento na direção certa para entender as reais necessidades de cada um dos membros do Consórcio,” destacou.
O estado do Maranhão, junto com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal, integram o Consórcio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e integrado, via políticas regionais, projetos, parcerias, recursos e competências orientadas à melhoria da competitividade da região que conta com 875 municípios, população de 26, 2 milhões de pessoas e uma bancada no Congresso Nacional com 21 senadores e 75 deputados federais.
O secretário José Simplício fez questão de enaltecer também a oferta de novas linhas de crédito para os membros do BrC. Esta é uma ação executada em conjunto com o Banco de Brasília que, via acordo de cooperação, oferece linhas de créditos para os 7 Governos, Prefeituras e iniciativa privada no valor de R$ 1 bilhão.

Integração
Durante a reunião José Eduardo reforçou este novo modelo de integração com os entes consorciados para acolher as sugestões de todos e produzir ações efetivas que contribuam com os 7 estados e mais o DF. “O secretário e nosso Conselheiro José Simplício tem o pensamento voltado para o desenvolvimento econômico com foco nas pessoas e estamos prontos para avançar com essa integração,” pontuou o secretário executivo do Consórcio Brasil Central
Na avaliação de José Eduardo a coesão tem que ser a base para unificar as ações do Consórcio. “Se pensarmos juntos, com os mesmos objetivos e propósitos, vamos fortalecer cada vez mais os nossos estados membros or meio desta integracão,” anunciou o secretário executivo que foi empossado no cargo pelo governador Ibaneis Rocha no dia 17 do mês passado. O diretor de projetos do Consórcio, Bruno Watanabe, acompanhou o secretário executivo na agenda.