Debate ocorre durante capacitação realizada pelo Consórcio Brasil Central para equipe que irá implementar o programa Aliança Municipal pela Competitividade
Contribuir, compartilhar, ajudar, unir, replicar boa práticas e realizar com êxito a articulação com os municípios. Essas são algumas das expectativas dos 23 servidores de Mato Grosso do Sul que participam da capacitação para implantação do programa Aliança Municipal pela Competitividade (AMC). A formação começou ontem (21) e se estende até a tarde desta quinta-feira (22). Os participantes são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Educação e de Governo e Gestão Estratégica. O objetivo da capacitação é traçar plano de ação para atividades na região e a troca de conhecimento entre os gestores.
O Superintendente de Planejamento e Gestão, Thaner Castro Nogueira, esteve presente na abertura do evento e ressaltou a importância do projeto para o estado. A capacitação é organizada pela Diretoria de Planejamento e Portfólio de Projetos do Consórcio Brasil Central (BrC) e conta com o auxílio dos gestores públicos Adriana Ataídes, Ana Paula Fernandes e Francisco Ferreira do Estado de Goiás que compartilham com os técnicos de Mato Grosso do Sul as dificuldades e os bons resultados a partir da implantação do projeto no estado goiano, que iniciou o projeto em 2015.
Gestão estratégica orientada para resultados, métodos de acompanhamento e metas para implementação do programa no estado são os principais assuntos tratado ao longo dos dois dias de formação.
Pacto entre estado e municípios
Promover a competitividade e qualidade de vida da população com ações nas áreas Saúde, Segurança Pública e Educação são os principais objetivos do programa. As metas estabelecidas para os sete entes consorciados são reduzir os índices de homicídio e de mortalidade infantil além de melhorar o acesso à educação infantil e a qualidade do ensino fundamental em toda a região do Consórcio Brasil Central até 2022.
Em Mato Grosso do Sul foram selecionados 28 municípios para a primeira fase do projeto. A capacitação faz parte de uma das etapas do processo de implementação que foi iniciada com a assinatura do Termo de Pactuação pelo Governador do estado e pelos secretários de Fazenda, Saúde, Segurança Pública e Educação, comprometendo-se a cumprir os objetivos propostos.