Brasil Central é modelo para outros consórcios públicos

Secretário Executivo apresentou experiências do BrC durante oficina do Consórcio da Amazônia Legal

“O BrC foi o primeiro Consórcio Interestadual do Brasil. É muito satisfatório ver que ele é um exemplo para outros entes”, afirmou o Secretário-Executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), Jader Afonso, durante Oficina de Planejamento Estratégico do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (14) em Brasília. O secretário foi convidado para compartilhar as experiências do BrC com os gestores do consórcio amazônico.

Secretário-Executivo compartilha experiências do BrC com gestores do Consórcio da Amazônia. Foto: Ulysses Cosenza / Ascom BrC

Estrutura organizacional, finalidades e objetivos, o ciclo de aprovação do orçamento e plano de trabalho, a governança, o planejamento estratégico e as lições aprendidas ao longo do processo de criação e estruturação do Consórcio Brasil Central foram temas abordados durante a apresentação de Jader Afonso, que atua na autarquia desde a sua formação.

Para a Secretária-Executiva do Consórcio da Amazônia, Cira Moura, contar com o conhecimento do BrC na fase de estruturação do consórcio amazônico ajudará a instituição a evitar problemas típicos de ações pioneiras. “É fundamental trazer a experiência do Brasil Central sobre como evoluiu na sua política, os erros e acertos desse processo (de criação do Consórcio) e o que foi super importante para alavancar a performance do Brasil Central, para nos inspirar”, afirmou.

A demanda por compartilhar a experiência do BrC é uma prova de que a instituição está bem estruturada, segundo Jader Afonso. “É gratificante para o Consórcio ser referência na construção de outro consórcio mas recente, mais novo. Isso demonstra o nosso grau de maturidade”, afirma o Secretário-Executivo. Para ele, o Brasil Central pode contribuir muito com a formação dessa nova iniciativa da região amazônia. “Nós já estamos trabalhando nisso desde 2015, já fizemos um realinhamento do nosso planejamento estratégico e o Consórcio da Amazônia está construindo isso agora”,  explica.

Amazônia em busca do desenvolvimento estratégico 

Instalado em 29 de março de 2019, em cerimônia ocorrida em Macapá (AP), o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal é composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em fase de estruturação, ontem (14) a instituição começou o processo de construção do planejamento estratégico para determinar as ações e projetos prioritários a serem desenvolvidos.

Confira a entrevista completa com o Secretário-Executivo: