BrC forma mais de 30 servidores do Maranhão para implementar projeto de desenvolvimento social

Com o Aliança Municipal pela Competitividade o Consórcio Brasil Central pretende realizar melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança pública da região.

Mais de 30 servidores das Secretarias de Estado de Educação, Saúde, Segurança Pública, Políticas Públicas e Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão participaram de capacitação voltada para os responsáveis pela implantação do programa Aliança Municipal pela Competitividade (AMC). O Consórcio Brasil Central (BrC) pretende atender 103 municípios maranhenses com o programa.

Secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, saudando os participantes da capacitação. Foto: Cristiane Ferandes/SeGov MA

 

A capacitação ocorreu na última terça (13) e quarta-feira (14), em São Luís (MA). Os executivos públicos do Estado de Goiás Amanda Bomfim, Felipe de Moura e Francisco Perreira auxiliram na qualificação, compartilhando com os técnicos maranhenses as experiências vivenciadas com a implantação do projeto no estado goiano, que começou a ser realizada em 2015.

No início do evento, secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, saudou a equipe do Consórcio e os participantes da capacitação. O secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública Saulo de Tarso esteve presente com a equipe durante toda a capacitação.

Mais de 30 servidores participaram da formação. Foto: Cristiane Ferandes/SeGov MA

 

“Os técnicos maranhenses estão capacitados para desmembrarem as ações discutidas aqui com os municípios pactuados. São 63 ações trabalhadas para efetivação de um pacto entre o Estado e os municípios para melhoria nas áreas de educação, saúde e segurança”, afirmou Gislene Vasiliev, Assessora de Gestão Pública do BrC.

Por meio do projeto Aliança Municipal pela Competitividade, o BrC pretende promover o desenvolvimento social da região priorizando quatro desafios. São eles a redução da taxa de homicídios e da taxa de mortalidade infantil, aumento do aprendizado de qualidade no ensino fundamental nos anos iniciais e universalização do acesso à pré-escola.

Para o secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, as ações do Consórcio, como o AMC, contribuem para que a gestão pública cumpra as metas estabelecidas em relação aos indicadores socioeconômicos.  “O consórcio BrC surge como importante mecanismo para contribuir no combate aos desafios diários que se apresentam para a gestão estadual, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou o secretário.

Além de transferência de conhecimento, a capacitação busca o compartilhamento de boas práticas de gestão pública . Foto: Cristiane Ferandes/SeGov MA

 

Quase todas as unidades federativas que compõe o Consórcio receberão essa formação. A exceção é o Estado de Goiás que já implementou o projeto. Nesta semana, será a vez dos técnicos de Mato Grosso do Sul participarem da capacitação.

*Com informações da Agência de Notícias do Maranhão -> http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/gestao/consorcio-brasil-central-se-reune-em-sao-luis