Conselho do BrC aprova agenda internacional e compra compartilhada de medicamentos

Com uma agenda estendida para 2020, o BrC Global foi autorizado pelo Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central. O projeto prevê parcerias, com a Câmara de Comércio Luso-Brasileira, com o grupo de Líderes Empresariais – Lide China, e com a Embaixada da Espanha. Como destaque, o projeto de visto reuniões e rodadas de negócios com empresários com partes dos mercados estrangeiros. Durante o Conselho de Administração também foi apresentado o andamento do projeto Compras compartilhadas que tiveram hoje o seu edital publicado e devem suprir os estados com medicamentos de alto custo e trazer uma economia econômica para as Unidades da Federação consorciadas.

O secretário executivo da BrC, Jader Afonso, lembra que além da pauta da BrC Global, o conselho deliberou outras pautas importantes. “Hoje apresenta o andamento do projeto Compras compartilhadas, que publicam ou editam para uma compra de 103 medicamentos e que gera uma economia significativa para os entes consorciados. Apresentamos também o balanço da participação do Brasil Central na WTM, e os próximos passos para o projeto Turismo Integrado ”, disponível ou secretário.

O Conselho de Administração ocorreu nesta quinta-feira (28), em São Luís, no Maranhão. O encontro faz parte do 21 º Fórum de Governadores do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento do Brasil Central e compõe a primeira etapa do evento.

O prêmio será realizado na modalidade regional em 4 categorias: impresso, jornalismo na web e fotojornalismo. O bloco do Brasil Central tem um potencial de mais de 3.000 veículos de comunicação, que podem gerar pautas importantes para divulgar informações sobre esse novo modelo de governança.

Potencial

Juntas como Unidades reunidas no BrC, concentram uma população de 26,2 milhões de habitantes e ocupam 28,8% do território nacional. Nenhum congresso nacional conta com uma bancada de 21 senadores e 75 deputados federais. No âmbito das áreas de atuação existem 6 projetos em desenvolvimento franco e que serão entregues ainda este ano.

O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma Associação Pública de Natureza Autônoma formada pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. Foi o primeiro a ser formado no Brasil em 2015.

A utilização de ações indica para compartilhar soluções e desenvolver ações em conjunto, custos de solução de problemas e aumento da oferta regional. Atualmente, 7 projetos estão em desenvolvimento: compras compartilhadas de medicamentos, turismo integrado, logística / infraestrutura, mercado comum, fomento ao desenvolvimento rural e agronegócio, diversificação da pauta exportadora, aliança municipal pela promoção.