Consórcio Brasil Central avança em projetos de Segurança Pública com Compra Compartilhada de Aeronaves

O Consórcio Brasil Central (BrC), seguindo a agenda de ações e projetos prioritários do Presidente do Consórcio, Ronaldo Caiado, deu início a uma série de reuniões com autoridades da Comissão Técnica Especializada (CTE) na área de Segurança Pública, nesta segunda-feira (29), com término na quinta-feira (01).

O objetivo dos encontros foi definir as especificações para a compra compartilhada de aeronaves de asa rotativa, com o intuito de melhorar a segurança pública dos entes consorciados. Esta é mais uma ação focada na formulação de novas políticas públicas de segurança para a região do Brasil Central, beneficiando diversas áreas da sociedade.

Durante as reuniões, a Comissão Técnica Especializada (CTE) do BrC apresentou os modelos de aeronaves disponíveis, suas especificações técnicas e os resultados do uso efetivo dessas aeronaves, visando escolher os modelos mais adequados às atividades de policiamento na região. Também foram discutidas as estimativas de customizações e acessórios pretendidos para cada aeronave, além das etapas para os procedimentos de licitação internacional.

Segurança Pública eficiente

O Secretário Executivo do BrC, José Eduardo, acredita que a aquisição de helicópteros, uma demanda levantada pelo Governador de Goiás e Presidente do Consórcio, Ronaldo Caiado, e abraçada por todos os outros governadores dos entes federados do BrC, será realizada de forma eficiente e responsável com o apoio de uma equipe técnica altamente qualificada.

“Esse processo de compra pelos entes consorciados será feito com eficiência e muita regularidade. Isso significa segurança pública eficiente,” afirmou José Eduardo.

As reuniões contaram com a presença de Bilmar Angelis, Secretário Executivo de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do DF, Werberth Fonseca, Gerente Geral do Banco Regional de Brasília (BRB) e Jackson Raone Benevides, Superintendente de Produtos de Atacado, que esclareceram dúvidas sobre as formas de financiamento da instituição para o projeto.

Bilmar Angelis elogiou a iniciativa do BrC e afirmou que o projeto de compra compartilhada de aeronaves pode servir como um modelo de política pública para a região central do Brasil e para todo o país. José Eduardo agradeceu a parceria do BRB e o apoio do Presidente Paulo Henrique Costa no financiamento do projeto.

Integração do BrC com os entes consorciados

Para o comandante do Grupamento de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF), Tenente Coronel (CEL) Flávio Portela, esse processo de compra representa um marco para as operações de Segurança Pública no segmento da aviação de asas rotativas para os estados. É um ganho para que o Consórcio se torne ainda mais importante no processo de integração dos estados e padronização de ações de segurança pública,” destacou Portela.

O Tenente Coronel (CEL), Lima Júnior, Coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do estado de Mato Grosso (MT), entende que essa iniciativa do BrC, com a possibilidade de economia com a compra compartilhada de aeronaves, representa a eficiência da “máquina” pública e a integração entre os estados e o Consórcio, que merece ser reconhecida.

Gustavo Bolentini, Tenente Coronel da Polícia Militar de Tocantins (TO) e Diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas do estado, reconheceu  que a aquisição de aeronaves feita de forma compartilhada pelo Consórcio Brasil Central, representa um ganho econômico e um avanço para a segurança pública do estado e de toda população de Tocantins.

“Aqui dentro do BrC foi nos apresentada uma possibilidade muito boa para que consigamos fazer essa aquisição, haja vista, que uma compra compartilhada sempre nos dará um desconto maior e beneficiará o estado e toda população”, disse Bolentini.

Jornalista Responsável: Hellen Mendes
Imagens: Comunicação BrC