Consórcio Brasil Central divulga vencedores do 1º Prêmio Boas Práticas

mauro_consorcio_brasil_central_brc

Com objetivo de multiplicar boas práticas que possam gerar transformações na Gestão Pública, o Consórcio Brasil Central realizou o “1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central”, destinado aos servidores das 7 Unidades da Federação consorciadas – Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rondônia. Para avaliar as iniciativas com base em critérios específicos, o BrC efetivou uma parceria com o CLP – Liderança Pública.

O prêmio contou com 58 inscrições de todos as UFs do Consórcio em 6 categorias, nas quais tiveram a sua avaliação de notas de 0 a 10 com base em 04 critérios. “O nosso objetivo é fazer com que essas boas práticas possam ser compartilhadas e reproduzidas para que tragam ganho para a administração pública gerando mais eficiência e otimização de custos e melhores resultados para todos nós que fazemos parte do Brasil Central”, destacou o presidente do Consórcio Brasil Central e governador do Estado do Mato Grosso, Mauro Mendes.

Segundo explicou José Henrique Nascimento, Head de Causas – Competividade do CLP Liderança Pública e responsável pelo projeto 1º prêmio de Boas Práticas, a parceria permitiu que as iniciativas fossem analisadas com base nos seguintes critérios: alcance da iniciativa, escala e documentação necessária para reaplicação, inovação e singularidade, além da metodologia de concepção, coerência e clareza. “O BrC e o CLP somaram esforços para a execução da avaliação das iniciativas do prêmio e o resultado foi excelente para todos”, pontuou.

Vencedores

Com a prática “Regime de colaboração na escrita”, representando a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Queiroz Daher, foi o vencedor na classificação geral e 1º lugar na categoria EDUCAÇÃO do I Prêmio de Boas Práticas do BrC.  Em segundo lugar, ainda na Categoria Educação, com a prática “Cheffescolar”, representando a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, o vencedor foi o servidor Cícero Rosa Vilela.

Na categoria SEGURANÇA PÚBLICA, o vencedor do 1º lugar foi Murilo Andrade de Oliveira, que apresentou a ação “Trabalho com dignidade”, representando a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão. E em segundo lugar nesta categoria, a vencedora foi Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva, com a prática “Sala Lilás”, representando a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.

Na categoria GESTÃO PÚBLICA, com a prática “Certificado de vistoria online do Corpo de Bombeiros,” da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, o primeiro colocado foi o Ten-Cel do CBMS, Fabio Merá de Assis. O 2º lugar nesta categoria, foi para o representante da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Welington Fernando Modesto da Silva com a prática “RH mais ágil.

Na categoria DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, os vencedores foram: Marivaldo Miranda, em 1º lugar,  com o trabalho “Apoio á modernização da criação de bovinos”, representando a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul e Sérgio Augusto Soares Leal, 2º colocado e criador da prática “Observatório do Agronegócio”, representando Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Adjunta de Investimentos e Agronegócio do Estado de Mato Grosso.

A categoria SAÚDE foi representada pelo vencedor Marcos Espíndola de Freitas, que obteve o 1º lugar com a prática “Projeto e-visitas endemias”, representando a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. E em 2º lugar, com a prática “Unidade de especialidades odontológicas do Maranhão – SORRIR”, o classificado foi Fabrício da Costa Saraiva, representando da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão.

E na categoria INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA, recebem o 1º e o 2º lugar respectivamente, Andreia Carolina Domingues Fujioka, com a iniciativa “Parcerias sociais em infraestrutura” e Alessandra Luciano Carvalho com a boa prática “Sistema For”.

Prêmio Boas Práticas

Durante a realização da reunião da Assembleia de Governadores do Consórcio em agosto de 2019, o Governador do Mato Grosso e hoje presidente do BrC, Mauro Mendes, propôs o compartilhamento de iniciativas exitosas a serem replicadas entres os demais entes consorciados. A iniciativa foi aprovada por unanimidade. Em seguida, ela foi estruturada para que recebesse boas práticas dos seguintes setoriais: Saúde Pública; Segurança Pública; Educação; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Econômico e Social; e Gestão Pública e Inovação. Ademais, foram definidos os prêmios para as vencedoras das categorias gerais e o prêmio para a melhor iniciativa dentre todas as participantes.