Consórcio Brasil Central realiza 21º Fórum de Governadores, em São Luís, no Maranhão

Os governadores das unidades da federação que integram o Consórcio de Interesse Regional para Desenvolvimento do Brasil Central, o BrC, se reúnem entre os dias 28 e 29 de novembro, em São Luís, no Maranhão, até o 21º do Brasil Central.

O encontro começa na quinta-feira (28) com uma reunião do Conselho de Administração, integrada por secretários de estados da Fazenda e do Planejamento. Os principais projetos que serão deliberados pelos Governadores na sexta-feira (29).

Reunidos em assembléia, os governadores de unidades federativas tratam da pauta de assuntos internos e na sequência abrem o Fórum, onde são tomadas decisões estratégicas.

Para a pauta do Fórum estão incluídos projetos como Compras Compartilhadas  de Medicamentos, Mercado Comum, Concurso de Projetos, Turismo Integrado, BrC Saúde, Brc Global e Prêmio de Jornalismo do BrC.

Parceria com o BRB

Além disso, o BrC assinará um acordo de cooperação com o Banco de Brasília (BRB) para a região do Brasil Central com uma linha de financiamento no valor de R$ 500 milhões. Em setembro, o secretário executivo do Brasil Central, Jader Afonso assinou junto ao presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, um protocolo de intenções para a liberação da linha de crédito, direcionados para investimentos nas áreas do agronegócio e indústria das Unidades da Federação consorciadas.

Potencial

Juntas as Unidades reunidas no BrC, concentram população de 26,2 milhões de habitantes e ocupam 28,8% do território nacional. No Congresso Nacional conta com uma bancada de 21 senadores e 75 deputados federais. No âmbito das áreas de atuação existem 6 projetos em franco desenvolvimento e que serão entregues ainda este ano.

O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma Associação Pública de natureza autárquica formado pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. Foi o primeiro a ser formado no Brasil em 2015.

A utilização de ações indica para compartilhar soluções e desenvolver ações em conjunto, custos de solução de problemas e aumento da oferta regional. Atualmente, 7 projetos estão em desenvolvimento: compras compartilhadas de medicamentos, turismo integrado, logística / infraestrutura, mercado comum, fomento ao desenvolvimento rural e agronegócio, diversificação da pauta exportadora, aliança municipal pela promoção.