Governadores do Brasil Central promovem seminário sobre comércio exterior e alianças institucionais

Nos dias 22 e 23 de março, governos de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, Tocantins e do Distrito Federal promovem o Seminário Brasil Central: Transpondo barreiras e ampliando fronteiras no Palácio do Itamaraty. Com o tema articulação institucional e internacional, os chefes de estados pretendem discutir e levantar soluções para construir e firmar alianças e acordos comerciais com entes públicos e  privados, nacionais e internacionais, com o objetivo de desenvolver formas de ampliar as exportações na região.

O evento faz parte das atividades do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) que é formado pelos sete entes federados que promovem o seminário. Durante o evento também ocorrerá a posse do novo presidente do consórcio, o governador Pedro Taques, e a entrega da Agenda Internacional do BrC.

Além dos governadores e secretários de estado, é esperada a presença de ministros, embaixadores e especialistas que poderão contribuir com as discussões que ocorrerão ao longo do evento. “A expectativa é que a troca de informações e conhecimento que o seminário proporciona possa auxiliar a aprimorar as estratégias de articulação nas esferas federal, estadual e municipal dos entes do consórcio para melhorar a competitividade da região”, afirma Leonardo Jayme, Secretário Executivo do Consórcio Brasil Central.

Atividades

No dia 22 será oferecido um jantar aos Governadores e no dia 23 inicia o Seminário com a abertura e apresentação dos resultados e projetos do Consórcio durante o biênio 2016/2017 pelo Governador Marconi Perillo. Após, será realizado a cerimônia de transmissão de cargo em que o Governador Pedro Taques assumirá oficialmente a presidência do BrC. Em seguida, será apresentada a Agenda Internacional do BrC, documento que pretende ser uma ferramenta de auxílio para o fortalecimento do posicionamento de interesses comerciais dos entes do consórcio em relação às estratégias de exportação.

Após a entrega, a programação segue com mesa redonda Oportunidades e desafios para o Brasil Central no contexto Internacional, onde os governadores debaterão sobre as dificuldades que precisam ser superadas nas relações de comércio exterior. Para fechar as discussões, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, Presidente da APEX-Brasil, ministrará a palestra magna O futuro do comércio na globalização: O papel do Brasil nesse novo cenário.

 A Agenda Internacional do BrC

O documento foi criado para ser uma ferramenta que ajude a melhorar as condições de acesso a mercados externos para os produtos de interesse da região do BrC. A intenção é facilitar as negociações de acordos preferenciais de comércio, importantes para enfrentar as barreiras protecionistas de alguns países e instituições.

A agenda pode ser resumida como um compilado de estratégias para aumentar as exportações dos entes consorciados de forma conjunta. Elas são estruturadas em três elementos: principais produtos para exportações, lista de países mais vantajosos para fazer negociações e temas importantes que precisam ser tratados pelo governo brasileiro para facilitar o aumento das relações no comércio exterior.

Ela é um dos eixos principais do projeto Estratégia Unificada de Exportações do BrC. A proposta da iniciativa é aumentar a representatividade dos interesses dos estados e do Distrito Federal nas negociações do governo federal de acordos comerciais por meio de planos de ações de promoção das exportações. Além da agenda, o outro eixo prioritário do projeto é a formulação de ações para fortalecer as exportações de seis produtos da região.

O consórcio

Criado 3 de julho de 2015, durante o Fórum de Governadores do Brasil Central em Goiânia (GO), o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) tem por objetivo elaborar uma estratégia conjunta de desenvolvimento a fim de promover e fortalecer a região central do país. Além do Distrito Federal, os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Maranhão fazem parte do Consórcio, que é uma autarquia da espécie associação pública.

Dentro do consórcio existem dois órgãos principais que são a Assembleia Geral, composta pelos Governadores dos seis estados e do Distrito Federal, e o Conselho de Administração, formado pelos Secretários de Estados indicados pelos chefes do poder executivo estadual e distrital.

Durante o último Fórum de Governadores do Brasil Central de 2017, realizado em Brasília no dia 6 de dezembro, ocorreu a eleição para o novo presidente do bloco. O Governador do Estado do Mato Grosso Pedro Taques foi eleito por unanimidade. Taques vai assumir o cargo após dois anos de mandato do Governador de Goiás Marconi Perillo. O mandato será de um ano, podendo ser reconduzido por mais um.

Serviço

Jantar com os Governadores
Data: 22 de março
Local: Palácio do Itamaraty
Horário: 19h30

Seminário Brasil Central: Transpondo barreiras e ampliando fronteiras
Data: 23 de março
Local: Palácio do Itamaraty – Auditório Wladimir Murtinho, subsolo
Horário: das 8h30 às 13h

Informações
Kelsiane Nunes – Assessora de comunicação do BrC
61 3362-4709 | 9 9159-115 | comunicacao@brc.go.gov.br | www.brasilcentral.gov.br