Ibaneis Rocha é eleito novo presidente do Consórcio Brasil Central e BRB já anuncia linha de crédito de R$ 1 bi para a região

consorcio_brasil_central_brc

“Vamos trabalhar unidos para encontrar soluções para todos.” Assim definiu o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o trabalho que pretende realizar ao ser eleito hoje presidente do Consorcio Brasil Central, durante assembleia virtual de Governadores do BrC que reuniu  os chefes dos executivos de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e o representante de Mato Grosso do Sul. Ibaneis assume mandato de um ano no lugar do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

O novo presidente do Consórcio destacou o trabalho realizado por Mauro Mendes e se mostrou entusiasmado ao liderar a partir de agora uma autarquia que reúne Unidades da Federação fortes e com imenso potencial em várias áreas.

E já durante a Assembleia virtual, o presidente do BRB Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, apresentou uma proposta de cooperação entre o Consórcio e o Banco em cinco áreas, com uma linha de crédito de R$ 1 bilhão: BRB desenvolvimento, BRB investimento, BNDES, Plano empresário e agronegócio.

Parceria com a Índia

Durante a Assembleia virtual dos governadores, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, participou do encontro para tratar de quatro áreas de cooperação: empresas, Brasil Digital, saúde e agronegócio. Os governadores já programam uma visita aquele país no segundo semestre.

Potencial

Juntas, as Unidades reunidas no BrC concentram população de 26,2 milhões de habitantes e ocupam 28,8% do território nacional. No Congresso Nacional, contam com uma bancada de 21 senadores e 75 deputados federais. No âmbito das áreas de atuação, existem 7 projetos em franco desenvolvimento.

O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma Associação Pública de natureza autárquica formada por Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. Foi o primeiro a ser formado no Brasil em 2015.

O presidente do Consórcio tem como função representar e zelar pelos interesses da Autarquia, além de convocar e presidir as reuniões da Assembleia Geral e providenciar o cumprimento das pautas realizadas durante os encontros.