Maranhão recebe equipe técnica do BrC Municípios

Equipe do Consórcio do Brasil Central percorre os sete estados do bloco para apresentar o projeto que propõe união entre governos estaduais e municipais

O Secretário de Estado de Governo do Maranhão Antônio Nunes recebeu na última quarta-feira (25) o Coordenador de Projetos e Planejamento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) Ney Pinheiro e os consultores da Macroplan Marcelo Trevenzolle e Isabela Corrêa. Durante os meses de janeiro e fevereiro, os consultores e a equipe do BrC promovem reuniões para apresentar os desafios, as metas e explicar detalhes sobre o projeto Aliança Municipal Pela Competitividade, mais conhecido por BrC Municípios, aos secretários e representantes das secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública.

Em São Luís (MA), a reunião ocorreu no Palácio dos Leões. Além do Secretário e dos consultores do projeto e do coordenador de projetos do BrC, estavam presentes  representantes das áreas de Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Antônio Nunes iniciou a reunião relembrando a história e os objetivos do consórcio. Em seguida, os consultores da Macroplan apresentaram a proposta do projeto BrC Municípios e os benefícios sociais, como a elevação da qualidade de vida dos cidadãos, que a iniciativa pode trazer a região. Os técnicos da Maranhão compartilharam sobre algumas ações que o governo maranhense já realizou em parceria com os municípios. Eles também falaram da experiência de estímulo aos municípios a atingir índices de desenvolvimento para conquistar um selo do Unicef.

Compartilhar para criar

O principal objetivo do Aliança Municipal Pela Competitividade é que os estados desenvolvam em conjunto com os municípios projetos que melhorem a competitividade da região e qualidade de vida dos moradores. Por isso, o compartilhamento de boas práticas dos sete Estados em políticas públicas estaduais em parcerias com municípios é uma importante vertente deste trabalho.

Um exemplo é o projeto Casa de Apoio Ninar que os técnicos do Maranhão apresentaram a equipe do BrC durante a reunião. A casa oferece serviços de hospedagem e alimentação gratuitos a crianças e responsáveis que fazem tratamento no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). O centro é especializado no atendimento a crianças com problemas de neurodesenvolvimento, incluindo as com diagnóstico de microcefalia.

Para alcançar esse objetivo, as ações que serão desenvolvidos pelo BrC Municípios terão que trabalhar a melhoria de indicadores das quatro metas centrais do projeto, que foram escolhidas pelos Governadores do consórcio. São elas:

1.   Reduzir a taxa de homicídio;
2.   Reduzir a taxa de mortalidade infantil;
3.   Aumentar a proporção de crianças de 4 a 5 anos na pré-escola;
4.   Elevar o IDEB do Ensino Fundamental I da rede pública. ​

Próximos encontros

No dia 30 de janeiro será a vez de Mato Grosso participar da reunião de alinhamento. Logo em seguida a reunião será no estado de Tocantins, no dia 6 de fevereiro. Em Rondônia, o encontro será em 27 de fevereiro e no dia seguinte (28) a reunião será no Mato Grosso do Sul. Todas as reuniões são marcadas de acordo com a disponibilidade de cada estado em receber os técnicos e a equipe do Consórcio Brasil Central.