Mauro Mendes participa de audiência pública no Senado para discutir os impactos da Covid-19

O presidente do Consórcio Brasil Central e governador do Mato Grosso, Mauro Mendes participou de audiência pública da Comissão Mista CN-Covid-19 para ouvir governadores representantes dos consórcios regionais sobre os impactos das medidas de combate ao coronavírus em cada região do país e as dificuldades que estados e municípios têm enfrentado nesta pandemia.

Mauro Mendes pontuou dois grandes problemas dos estados durante o período da pandemia. “A falta de medicamentos, os preços dispararam, está sendo bastante difícil encontrá-los e os gestores estão com medo de comprar. Além deste problema de medicamentos, nós já vivemos um problema na nossa região que é característico de todas as demais, que é a falta de mão- de-obra, nós não temos médicos para todas as UTIs”, afirmou.

Mendes considerou que é um momento delicado e que é necessário somar esforços e fez um pedido aos deputados, senadores e governo federal para que possam trabalhar soluções para esta crise sanitária que o país está vivendo, estes problemas estruturais, principalmente a falta de equipamentos e profissionais qualificados.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande também participou da audiência e destacou a importância da testagem na população. “É importante que a gente possa ter a capacidade de testar todo mundo que tenha algum sintoma de qualquer virose para que se possa ter o controle definitivo da doença”.

O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou que no Amapá foi possível fazer o controle da doença com a aplicação de várias medidas que foram adotadas Estado. “Atuamos fortemente na vigilância de saúde, adotamos lockdown durante 15 dias, instalamos vários centros de atendimento à Covid-19 e trabalhamos fortemente no atendimento precoce pelas redes municipais”.