Presidente e Secretário Executivo discutem sobre próximas metas do BrC

Em reunião no Palácio Paiaguás em Mato Grosso, Pedro Taques e Leonardo Jayme conversaram sobre projetos em andamentos e metas do consórcio para 2018

Na última quinta-feira (25), o presidente eleito do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), o Governador de Mato Grosso Pedro Taques, se reuniu com o Secretário Executivo do BrC Leonardo Jayme e com o Secretário de Estado da Secretaria de Assuntos Estratégicos Jean Campos para estudar os projetos em andamento e analisar as metas que o consórcio terá que cumprir ao longo do ano.

Foto: JM/Ascom MT

A reunião, que ocorreu no Palácio Paiaguás em Mato Grosso, faz parte de uma série de encontros que o presidente está promovendo para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo consórcio. O BrC é composto pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, Tocantins, Maranhão e o Distrito Federal. Ele tem por missão promover o desenvolvimento integrado para a região que envolve os estados, por meio de políticas regionais e projetos, parcerias e recursos integrados.

 

Eleição à presidência

A eleição ocorreu no último Fórum de Governadores do Brasil Central de 2017, realizado em Brasília, no dia 6 de dezembro. Nela, Pedro Taques foi eleito por unanimidade pelos governadores. Para que um presidente seja eleito é necessário maioria absoluta de votos dos membros da Assembleia Geral.

A posse de Pedro Taques está prevista para ocorrer no final de fevereiro, em Brasília, cidade sede do BrC. O mandato do presidente é de um ano, sendo possível a recondução por igual período uma única vez.

 

Estrutura do BrC

Dentro do consórcio existem dois órgãos principais que é a Assembleia Geral, composta pelos Chefes do Poder Executivo de cada um dos sete entes federativos, e o Conselho de Administração, formado pelos Secretários de Estados indicados pelos Governadores.

Segundo dita o Protocolo de Intenções do Consórcio, a presidência da autarquia sempre será comandada por um dos sete governadores que compõe o bloco. O Presidente terá como responsabilidade a prestação de contas, a convocação das sessões extraordinárias da Assembleia Geral,  assim como representar o Consórcio perante outros membros da Federação, indicar o Secretário Executivo do Conselho de Administração a ser aprovado em Assembleia Geral, e sugerir diretrizes, a serem aprovadas em estatuto, sobre melhorias dos serviços prestados pelo Consórcio e o aperfeiçoamento das relações da autarquia com órgãos públicos.

Além da Assembleia e do Conselho de Administração, o consórcio possui diretorias que são formadas pela equipe técnica da autarquia. Há também as Câmaras Técnicas de Assessoramento que foram criadas para dar mais celeridade aos projetos e demandas do BrC. Formadas por Secretários de Estado ou equivalentes, elas são destinadas a debater assuntos relativos a agricultura e pecuária, desenvolvimento econômico, educação, meio ambiente, turismo, inovação, infraestrutura e logística, mercado comum e saúde. Para cada tema, uma câmara pode ser formada de acordo com a demanda dos projetos.

Saiba mais sobre a estrutura do BrC aqui.