Na manhã desta terça-feira, 8 de abril, o Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central (BrC) realizou uma importante reunião deliberativa que definiu os próximos passos estratégicos da instituição, com foco no fortalecimento tecnológico e na cooperação internacional dos entes consorciados.
Entre os principais temas debatidos, destacou-se a apresentação do Projeto de Infraestrutura Tecnológica de Data Centers para Inteligência Artificial. A proposta, que visa impulsionar a capacidade tecnológica dos estados membros, foi apresentada por Adriano da Rocha e Márcio Pereira, representantes da Secretaria-Geral de Governo do estado de Goiás, após solicitação do atual presidente do BrC, governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

O escopo inicial do projeto prevê:
- Alta disponibilidade com replicação simultânea de dados e aplicações em dois data centers.
- Interconexão de alta largura de banda e baixa latência entre os data centers e as capitais do Brasil Central.
- Infraestrutura física de alta densidade para suportar mais de 1.000 GPUs de última geração, otimizadas para inteligência artificial.
O projeto será desenvolvido em três fases: construção, expansão para capacidade plena e expansão futura. O Conselho aprovou, na reunião de hoje, a criação de um grupo técnico especializado, responsável por conduzir os estudos iniciais e o detalhamento do projeto.
Além disso, outros temas estratégicos foram deliberados:
- Missão a Israel: encaminhamento para a estruturação da missão para Israel ainda neste semestre, com foco no intercâmbio de inovação tecnológica no ramo de irrigação. Essa iniciativa representa uma oportunidade de intercâmbio internacional em busca de soluções inovadoras para desafios regionais.
- Seminário da Rota Bioceânica: A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Foi destacada a importância da presença dos governadores no evento, que acontecerá ainda este mês e contará com a participação do presidente do Chile e outras autoridades internacionais.
Essas deliberações reforçam o compromisso do Consórcio Brasil Central com o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da região, além de fortalecer sua atuação no cenário internacional.