Reunião Extraordinária do Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central (BrC) Destaca Iniciativas Estratégicas para o Desenvolvimento Regional

Na manhã desta terça-feira, dia 27 de fevereiro, o Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central (BrC) realizou uma Reunião Extraordinária conduzida pelo secretário executivo, José Eduardo Pereira. O encontro contou com a presença dos conselheiros Pedro Sales, secretário de infraestrutura de Goiás; Deocleciano Gomes, secretário-chefe da Casa Civil de Tocantins; Jader Rieffe Julianelli, secretário-executivo da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul; Karina Fonseca, subsecretária de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão; José Humberto Pires, secretário de estado do Governo do Distrito Federal; Basilio Bezerra, secretário de estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso; Meire Mota, secretária executiva de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas do Distrito Federal; e Luciano Carvalho, secretário de Obras e Infraestrutura do DF.

Durante a reunião, foram deliberadas diversas pautas de grande relevância para o desenvolvimento regional. Destacou-se a discussão sobre a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX), um evento que visa reunir empresas, câmaras de comércio exterior, embaixadas e governos municipais, estaduais e federal, bem como o setor produtivo e o terceiro setor. O objetivo da FICOMEX é promover e alavancar o comércio exterior dos sete entes consorciados que compõem o Consórcio Brasil Central.

O secretário Pedro Sales falou um pouco sobre a proposta da FICOMEX e aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão à equipe do BrC pelo apoio na facilitação do contato dos estados consorciados com a Agência Francesa de Desenvolvimento e Infraestrutura. “Agradecemos sempre essa porta aberta que o BrC nos traz”, afirmou.

Jader Rieffe Julianelli parabenizou o projeto da FICOMEX, ressaltando seu potencial para gerar novos negócios nos estados participantes. Deocleciano Gomes expressou o apoio de Tocantins à iniciativa, destacando sua importância para a região.

Outro ponto discutido e aprovado por unanimidade foi o projeto “Embaixadores do Brasil Central 2024: Diplomacia e Inovação”, apresentado pela diretora de Promoção de Investimentos e Parcerias do BrC, Renata Zuquim. Esse projeto visa implantar uma Ação Integrada de Atividade Extracurricular para estudantes das redes públicas, proporcionando uma experiência prática da atuação diplomática brasileira e estrangeira, além de fomentar a inovação nos estados consorciados.

Renata Zuquim destacou a importância desse programa de desenvolvimento, enfatizando os benefícios que traz aos alunos das escolas públicas, que retornam para seus ambientes escolares estimulados e influenciando positivamente outros estudantes.

O diretor de Projetos do BrC, Bruno Watanabe, apresentou o “Prêmio de Segurança Pública no Brasil Central”, uma iniciativa derivada do sucesso do 2° Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, realizado em 2023. O tema desta próxima edição será Segurança Pública, com o objetivo de reconhecer e premiar esforços significativos para a segurança e bem-estar das comunidades na região do Brasil Central.

Além das iniciativas já mencionadas, a pauta também incluiu a discussão e aprovação do 1º Fórum de Secretários de Estados de Obras e Infraestrutura Urbana. Este Fórum visa estreitar os laços entre os gestores dos Estados do Brasil Central, possibilitando a troca de experiências, inovações e o debate em torno das políticas públicas pertinentes. Entre os tópicos abordados estão a metodologia BIM, novas tecnologias aplicadas à infraestrutura, requalificação urbana e a manutenção de Obras de Arte Especiais (OAE’s), como viadutos e pontes. O projeto foi apresentado pelo conselheiro do BrC e secretário José Humberto, em conjunto com o secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho, tendo o conselheiro e secretário Pedro Sales como relator.

O secretário Basílio Bezerra encerrou a reunião sugerindo também a criação de um Grupo de Trabalho de Gestão, evidenciando o compromisso do BrC com a eficiência e aprimoramento contínuo de suas ações.

A Reunião Extraordinária do Conselho de Administração do BrC reforçou o compromisso dos Estados membros com o fortalecimento da cooperação regional e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil Central, por meio de iniciativas estratégicas e inovadoras.