Rondônia sedia 11º Fórum de Governadores do Brasil Central

Rondônia sedia, nas próximas quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de outubro, o 11º Fórum de Governadores do Brasil Central, o quinto deste ano. A abertura será às 14h30 desta quinta-feira (06/10), no Palácio Rio Madeira (Edifício Pacaás Novos, 9° andar). A partir das 14h45, estão previstas reuniões do Conselho de Administração e das Câmaras Técnicas de Educação, Turismo e Saúde.

A reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal, será o principal tema discutido na Câmara Técnica de Educação, que se reunirá no gabinete da vice-governadoria, no 8° andar.  O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, participará do encontro para falar sobre as mudanças previstas na medida provisória que está em discussão no Congresso Nacional, como o aumento da jornada. O presidente do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, também contribuirá com a discussão.

Já a primeira reunião da Câmara Técnica de Saúde reunirá secretários desta área na sala de reuniões da Casa Militar, no 8º andar. Uma possível parceria a ser firmada com Hospital Sírio Libanês será discutida com o diretor geral do Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Sírio Libanês, Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira. Na reunião, o professor da Universidade Federal de Rondônia (UFR), Ednaldo Lira Cavalcante, apresentará um sistema de informação para monitoramento da dengue.

Enquanto isso, no gabinete da Casa Civil, no 7º andar, a Câmara Técnica de Turismo irá debater um Projeto de Integração e Promoção do Turismo nos Estados integrantes do Consórcio Brasil Central (BrC). “O Consórcio Brasil Central já se firmou como o fórum de avaliação e discussão dos assuntos administrativos e políticos que mais preocupam o País. Estamos pautando e definindo a direção dos grandes debates nacionais”, afirma o governador Marconi Perillo (GO), que sedia o Fórum.

“A discussão de temas pertinentes aos seis estados e a busca de soluções e projetos em comum no primeiro dia é preparatória para a reunião dos governadores, no segundo dia, que deliberam sobre como aplicar as ideias apresentadas de uma maneira individual em cada localidade, além, é claro, da discussão de pautas mais pertinentes ao corpo político dos Estados”, explicou o secretário-executivo do Consórcio, Thiago Camargo.

Participam da próxima reunião em Porto Velho, os governadores Marconi Perillo (GO), que preside o Consórcio, o anfitrião Confúcio Moura (RO), Rodrigo Rollemberg (DF), Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS) e Marcelo Miranda (TO), que será realizada na próxima sexta-feira (07/10), a partir das 8h30.