Servidores de Mato Grosso do Sul discutem caminhos para realizar pacto entre estado e municípios

Debate ocorre durante capacitação realizada pelo Consórcio Brasil Central para equipe que irá implementar o programa Aliança Municipal pela Competitividade  

Contribuir, compartilhar, ajudar, unir, replicar boa práticas e realizar com êxito a articulação com os municípios. Essas são algumas das expectativas dos 23 servidores de Mato Grosso do Sul que participam da capacitação para implantação do programa Aliança Municipal pela Competitividade (AMC). A formação começou ontem (21) e se estende até a tarde desta quinta-feira (22). Os participantes são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Educação e de Governo e Gestão Estratégica. O objetivo da capacitação é traçar plano de ação para atividades na região e a troca de conhecimento entre os gestores.

O Superintendente de Planejamento e Gestão, Thaner Castro Nogueira, esteve presente na abertura do evento e ressaltou a importância do projeto para o estado. A capacitação é organizada pela Diretoria de Planejamento e Portfólio de Projetos do Consórcio Brasil Central (BrC) e conta com o auxílio dos gestores públicos Adriana Ataídes, Ana Paula Fernandes e Francisco Ferreira do Estado de Goiás que compartilham com os técnicos de Mato Grosso do Sul as dificuldades e os bons resultados a partir da implantação do projeto no estado goiano, que iniciou o projeto em 2015.

Gestão estratégica orientada para resultados, métodos de acompanhamento e metas para implementação do programa no estado são os principais assuntos tratado ao longo dos dois dias de formação.

Pacto entre estado e municípios 

Promover a competitividade e qualidade de vida da população com ações nas áreas Saúde, Segurança Pública e Educação são os principais objetivos do programa.  As metas estabelecidas para os sete entes consorciados são reduzir os índices de homicídio e de mortalidade infantil além de melhorar o acesso à educação infantil e a qualidade do ensino fundamental em toda a região do Consórcio Brasil Central até 2022.

Assessora do Escritório de Projetos do BrC apresenta as metas do AMC aos participantes da capacitação.

 

Em Mato Grosso do Sul foram selecionados 28 municípios para a primeira fase do projeto. A capacitação faz parte de uma das etapas do processo de implementação que foi iniciada com a assinatura do Termo de Pactuação pelo Governador do estado e pelos secretários de Fazenda, Saúde, Segurança Pública e Educação, comprometendo-se a cumprir os objetivos propostos.