Conselho de Administração delibera sobre criação de um Conselho Fiscal

O Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central fez uma reunião extraordinária na manhã desta terça-feira, 18 de abril, para tratar sobre a criação de um Conselho Fiscal, sugestão levantada pelo conselheiro do Mato Grosso, o secretário de planejamento e gestão Basílio Bezerra.

Para o secretário executivo do BrC, José Eduardo Pereira, a criação do Conselho Fiscal corrigirá falhas, além de mitigar riscos e trabalhar em cima de possíveis vulnerabilidades. “Com a aprovação de todos, daremos andamento ao estudo para que em maio o Conselho já esteja ativo”.

O secretário-executivo da Assessoria Especial dos Conselhos e Consórcios, Jader Julianelli, pediu que fosse um ato feito pelo presidente do BrC, governador do Mato Grosso Mauro Mendes, para que o Conselho seja criado ainda no mês de abril.

“O nosso tribunal de contas tem uma visão muito focada com relação a transparência então é importante nos anteciparmos. Os estados membros apontam os conselheiros para que o presidente possa autorizar por referendo”, afirmou Basílio. Segundo ele, outros conselhos com recursos compartilhados têm essa ferramenta.

Além do Mato Grosso, os conselheiros do Mato Grosso do Sul e de Goiás, Jader Julianelli e Pedro Sales, respectivamente, farão a sugestão de técnicos oriundos de seus estados que possam compor o Conselho Fiscal do BrC.

“Excelente tom e transparência. Delibero a favor da criação para contribuir para nossa profissionalização”, disse Sales.